Evento celebra os 40 anos da Sicredi Interestados RS/ES
Reunião-almoço teve como convidado o Presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port
Nesta terça-feira, 8 de abril, a Associação Comercial de Pelotas (ACP) promoveu mais uma edição da “Tá na Hora”. Realizado no Clube Brilhante, o encontro teve como tema central o cooperativismo e seu impacto no desenvolvimento local e regional, com palestra ministrada por Márcio Port, Presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste.
A ocasião marcou também as comemorações pelos 40 anos da Sicredi Interestados RS/ES. O Presidente da cooperativa, Sr. Nilson Ireno Loeck, e o Diretor Executivo, Sr. Edson Carlos Marques, receberam das mãos do Presidente da ACP, Fabrício Cagol, e do Vice-Presidente Jorge Almeida, uma escultura criada pela artista plástica Luciane Corrêa. A obra representa os valores centrais do cooperativismo: a união e a cooperação.
Durante sua palestra, Márcio Port apresentou números que evidenciam a força do cooperativismo. No mundo, existem cerca de 3 milhões de cooperativas, responsáveis por 280 milhões de empregos. No Brasil, o cooperativismo reúne 21 milhões de associados e soma R$ 791 bilhões em ativos, distribuídos em 751 cooperativas.
A Sicredi, por sua vez, possui 9 milhões de associados, 48 mil colaboradores, 2.900 agências e está presente em aproximadamente 2.100 municípios — o que corresponde a cerca de 40% do território nacional. É atualmente a 6ª maior instituição financeira do país e a 2ª maior força no crédito rural e no agronegócio.
No Rio Grande do Sul, o impacto também é expressivo: a Sicredi está presente em 97% dos municípios, com forte atuação no apoio ao agronegócio (por meio de linhas como Pronaf e Pronamp) e às pequenas e médias empresas. São 2,7 milhões de associados no Estado.
Além dos dados, Port destacou os princípios do cooperativismo, como a gestão democrática, a participação igualitária dos membros, a educação e a formação continuada, e o compromisso com a comunidade como valor fundamental. Exemplos de resiliência foram apresentados, como a atuação da Sicredi durante a pandemia e durante as enchentes no RS, com a destinação de R$ 90 milhões em recursos para apoio às comunidades afetadas. Segundo ele, “o cooperativismo busca sempre o bem comum”.
O evento contou com o patrocínio de: A Hora do Sul, Banrisul, BRDE, CMPC, Ecovias – EcoRodovias, Farmácias São João, Freedom, Kopereck Turismo, Lifemed, Bairro Quartier, Sicredi Interestados RS/ES, Telealarme, TOTVS, Unimed Pelotas, Macro Atacado Treichel, Vetorial Internet e Wilson Sons – Unidade de Negócios Tecon Rio Grande.
Fotos: Paulo Rossi