Quem somos

Quem somos

Há mais de um século, a ACP promove a livre iniciativa e valoriza o empreendedor, sempre comprometida com a região e com seus associados, atuando como impulsionadora do desenvolvimento econômico e social da Região Sul e tendo como pilares de seu trabalho a representatividade e a prestação de serviços.

Fundada em 7 de setembro de 1873, a Associação Comercial de Pelotas é um dos órgãos de defesa dos interesses da classe empresarial mais antigos do país e foi criada para organizar os comerciantes e assumir a postura de reivindicação e proposição de projetos de melhorias em infraestrutura de toda Região Sul.

Com uma história centenária marcada pelo pioneirismo, foi protagonista na luta por diversos marcos históricos da região. Celebrando seu passado de realizações, busca hoje aproximar os empresários e a comunidade para construir um futuro de fortalecimento da classe empresarial e de valorização do empreendedor.

Entidade atuante nos diversos movimentos empresariais da cidade, participante ativa da Aliança Pelotas e dos Conselhos Municipais, representando e sendo a voz do associado junto ao governo municipal, no momento atual, a ACP busca atuar como protagonista no desenvolvimento de novas lideranças da região, fortalecendo a classe empresarial. Para isso, a alteração de seu estatuto social, em 2017, buscou aproximar os novos empreendedores, com a criação da Diretoria do Jovem Empreendedor e a Diretoria das Mulheres Empreendedoras.

Missão

Liderar a classe empresarial de forma inovadora, fortalecendo a livre iniciativa e o desenvolvimento sustentável da região.

Visão

Ser reconhecida como entidade de classe empresarial integrada a comunidade e promotora do desenvolvimento econômico e social.

Valores

Ética
Inovação
Equilíbrio Financeiro
Responsabilidade Social
Transparência nas relações
Respeito e valorização do ser humano

NOSSA FORÇA
VEM DE CADA
UM DE NOSSOS
ASSOCIADOS

Causas que defendemos

1

Livre Iniciativa

2

Valorização do Empreendedor

3

Desenvolvimento de novas lideranças

4

Desburocratização

5

Desenvolvimento Sustentável

6

Segurança

7

Incentivo ao Turismo Local

Representatividade

A ACP é protagonista das causas de interesse político e institucional, bem como promotora de ações de desenvolvimento de novas lideranças, articulando, mobilizando e conectando-se com instituições parceiras dos setores público, privado e do terceiro setor, atuando como impulsionadora do desenvolvimento econômico e social da Região Sul.

Em mais de 145 anos de história, pouco se fez na região sem a participação e apoio da ACP, recebendo da Prefeitura Municipal e dos empresários da região reconhecimento pela expressiva contribuição para o desenvolvimento do município. Como entidade filiada à FEDERASUL e uma das entidades atuantes na ALIANÇA PELOTAS, a ACP faz parte do movimento Juntos pela duplicação da BR-116, que tem lutado constantemente pela continuidade das obras de duplicação da rodovia e por mais segurança no trânsito. Esse compromisso, de zelar pela segurança, também impulsionou trabalhos em outras frentes, como apoio à Fóruns de Segurança e a colaboração na vigilância monitorada no centro da cidade, auxiliando órgãos de segurança.

E a representatividade é constante, a ACP ainda é presença permanente nos Conselhos Municipais, como COMPLAD, COMPAM, COMDEST, COMTUR, CONSAD, COMICRO E CONSSEDI, representando o associado e debatendo temas de interesse da sociedade.

A ACP faz parte de

Aliança Pelotas Federasul

Nossos parceiros

Parque Tecnológico de Pelotas Prefeitura de Pelotas Rádio Pelotense RBS Safeweb Sebrae

Patrocinadores

Anhanguera Badesul Desenvolvimento BRDE Meioeste Rabassa Seguros Sicredi Supermercado Guanabara Telealarme Treichel Unimed

Assine nossa newsletter

Carregando