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Informe 27/04/2020 13:31

Use as redes sociais como aliadas do seu negócio

Saiba como usar o Instagram para fidelizar seus clientes e vender mais

Por: Administrador

Com a pandemia de Covid-19, surgiu a necessidade de sermos ainda mais ativos e criativos a favor dos nossos negócios. Foi e está sendo necessário mudar olhares, práticas, comunicação, relacionamento e muitas vezes até o modelo de negócio para nos reinventarmos. Mesmo com o retorno da atividade comercial, continuamos com os cuidados na interação pessoal, atendendo um número reduzido de clientes para evitar aglomeração, além de precisar suprir a necessidade de parte dos clientes que ainda não se sentem seguros para as compras físicas. Para isso, mais e mais empresas apostam na venda online de forma simples, usando o Instagram e suas ferramentas gratuitas e entregando localmente. 

O importante é perceber que nem só do setor de alimentação vive a tele-entrega. Se você vende artigos para casa, roupas, produtos de higiene pessoal e beleza, informática, papelaria, brinquedos, eletrônicos e tantas outras categorias de produtos que precisamos quando estamos em casa, tem um potencial muito grande para emplacar a venda online, basta apenas encontrar o consumidor certo e descobrir como suprir sua necessidade da melhor forma. E se você já sabe quem é o seu cliente, do que ele gosta, o que ele faz quando está em casa e privado das suas atividades normais, você já sai na frente. 

É o momento de descobrir onde o seu produto se encaixa na vida deste cliente. As pessoas continuam vivendo, fazendo aniversário, trabalhando, conversando com amigos, presenteando entes queridos, criando os filhos, desenvolvendo hobbies, planejando o segundo semestre, cuidando da saúde, investindo em beleza – só que de maneiras um pouco diferentes. E em todas essas ocasiões, há produtos sendo consumidos. A sua missão é lembrar o seu cliente que o seu produto existe e que você pode entregá-lo. De preferência trazendo algum impacto positivo para a vida dessa pessoa.

Pense em como oferecer comodidade para o cliente, seja sensível, cuidadoso, prestativo no tom e na intenção das suas comunicações. É o momento de chamar o cliente para conversar e apresentar as possibilidades. 

Hoje vamos falar do Instagram, mas você pode usar o Facebook, o Twitter, o WhatsApp, sua Newsletter ou até mesmo seu site e blog para isso. 

O Brasil é o segundo no ranking de países que mais utiliza o Instagram – a rede social de compartilhamentos de fotos e vídeos, com 27% de brasileiros presentes na plataforma. Além disso, a cada 5 minutos gastos no celular, 1 minuto é dedicado a esta plataforma ou no Facebook. CLIQUE AQUI  para criar sua conta e saber como usar o Instagram para Empresas. 

 

Dicas para usar o Instagram como parceiro do seu negócio e engajar clientes!

 

- Abuse do Marketing de Conteúdo

As pessoas estão em casa com mais disposição e tempo para conversar. Aproxime-se dos clientes e inicie um diálogo! Construa um público engajado e atento ao que você posta, conte sua história, apresente sua equipe, mostre bastidores, dê dicas de uso, apresente o seu negócio, mais do que apenas “vender o produto”. Criar laços de afetividade com o seu público fideliza seu seguidores. Crie embaixadores da sua marca, é esse o público que irá indicar e divulgar você, mas seja consistente em seu discurso para construir uma imagem de marca sólida. 

Lembre-se: a qualidade do seu público importa mais que a quantidade. Você pode ter uma audiência enorme com nenhuma conversão em vendas ou você pode ter uma audiência menor e fiel que lembra e consome a sua marca. 

Pense no Instagram como duas plataformas, a timeline e os stories.  Nos stories, os posts podem ser mais informais, já que duram apenas 24h e são uma maneira mais rápida de interagir com seu consumidor. Explore enquetes, perguntas e respostas, vídeos e gifs.   

Dica extra: Links, por exemplo, não funcionam nas legendas do Instagram, então melhor não colocar. Para isso use o espaço para links no seu perfil (que é chamado de bio). Vai usar hashtags (use hashtags existentes e relevantes e sempre verifique o que está sendo postado em cada uma delas). 

 

- A importância do Marketing Visual

Principalmente no Instagram, o visual importa. Boas fotos, um ambiente não poluído, com imagens e cards pensados e planejados, em uma ordem lógica e em tamanhos que respeitem a particularidade de cada rede (o formato das imagens para o feed do Instagram é diferente do formato da imagem para os stories e para o Facebook, por exemplo). Sua equipe de comunicação é sua melhor amiga neste momento, mas se você está começando e administra as suas redes sociais siga esta dica: Não use conteúdo do off-line no online, mais vale uma boa foto limpa do seu produto com um bom texto na legenda do que uma imagem de algum catálogo que foi pensado para o impresso ou outras mídias. Existem aplicativos, como o Canvas, que ajudam você a criar posts um pouco mais profissionais, usando modelos pré-prontos. 

Invista em tons que conversem entre si para deixar o feed harmônico, pense em padrões de cores, de discurso, de imagens que conversem entre si e que sejam agradáveis visualmente para o cliente que visita. Imagine seu feed como a vitrine da sua loja. 

 

- Marketing em Vídeo

Os vídeos são uma tática popular de marketing gratuito para pequenas empresas e podem ajudar a estabelecer essa conexão vital com seu público. Apareça, converse, faça lives com conteúdo de interesse. Termine com um apelo à ação, deixe sempre claro algo para as pessoas fazerem, algo como: confira nosso site! Agende seu horário! Faça seu pedido hoje! Procure ambientes bem iluminados e separe um cantinho limpo e decorado para ser cenário dos seus vídeos. 

As lives são uma maneira gratuita de promover negócios, fornecendo informações úteis a potenciais clientes interessados, mas não esqueça de avisar os seus consumidores com antecedência que ela irá acontecer. Fique atento à sua conexão de internet, sempre prefira o wi-fi ao 3G. 

 

- Colaboração

Os influenciadores e blogueiros são uma boa maneira de atingir um novo público e gerar engajamento e alcance para a marca, e também são uma ótima forma de divulgar marcas novas já que passam confiabilidade. Parcerias com outros empreendedores e suas empresas também são uma ótima opção para dobrar o alcance. Que tal combinar produtos e serviços? 

A ideia é livre, mas é importante que o parceiro escolhido tenha o mesmo propósito e esteja alinhado com a sua marca. 

 

- Pense em SAC 4.0

Se o seu cliente é 4.0 o seu atendimento também precisa ser. Cuide da imagem do seu negócio na internet. 25% dos consumidores rejeitam marcas mal faladas na web. Para isso, invista em um atendimento personalizado. Responda com agilidade, com educação, mostre-se disponível e interessado em responder e em resolver a demanda do cliente.  Dica: se for possível, não faça o cliente mudar o canal, se ele perguntou na direct do Instagram, responda na direct do Instagram. 

 

- O InstaShop 

O Instagram Shopping é um recurso perfeito para quem tem um e-commerce, mas quer vender pelo Instagram. Usando a ferramenta, o cliente pode clicar na imagem, onde aparece uma sacolinha, ver mais detalhes sobre o produto, verificar o preço e se desejar comprar e clicar no botão de ação é redirecionado direto à página do produto no seu e-commerce. Ao simplificar o processo de compra, ele diminui as chances de desistência do cliente, sendo capaz de aumentar significativamente a taxa de conversão de vendas. Além de ser 100% gratuito, o recurso é capaz de aumentar o alcance das publicações. Para configurar o instashop é necessário vender bens materiais e ter uma conta comercial, conectada a uma página do Facebook. 

 

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Precisamos estar atentos ao cenário e nos movermos de forma estratégica dentro da situação. Nossa empresa é muito mais do que o espaço físico, ou mesmo o produto que vendemos. Ela é a transformação que provocamos na vida do cliente. Pense: “como posso melhorar a vida dessa pessoa que quero atingir?”. 

Essa fase vai passar, cuide de si, cuide dos seus, mantenha-se positivo e produtivo. Quando tudo isso terminar, estaremos transformados e, talvez, mais adaptáveis a novos desafios.

E se precisar de ajuda, conte com a ACP! Nossa equipe está sempre disponível para ajudá-lo a tornar esse período um pouco menos estressante e desgastante para o empreendedor, trazendo informações assertivas e confiáveis. 

 

Fonte: Ascom/ACP: Bravo! Agência de Conteúdo

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