Notícias

Tá na Hora 16/11/2022 11:53

Tá na Hora debate a sustentabilidade nos negócios

Diretor da CMPC foi o convidado da Tá na Hora de Novembro

Por: ACP

No dia 09 de novembro, a Associação Comercial de Pelotas recebeu o Diretor-Geral da CMPC no Brasil Mauricio Harger durante a reunião-almoço Tá na Hora com o tema ESG: Do discurso à influência. O Environmental, Social and Governance (ESG) sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança, ganha cada vez mais importância e protagonismo no mundo corporativo. Articulador e líder de um projeto bilionário nesta área – o BioCMPC – considerado o maior investimento em ESG da história do Rio Grande do Sul, Mauricio Harger  explanou a respeito da essencialidade da presença da sustentabilidade nas empresas à medida que desempenham suas atividades.

Em uma de suas falas, o diretor-geral explanou a respeito da importância de Pelotas para a CMPC, visto que o município possibilitou um dos maiores retornos de investimentos da empresa do ponto de vista sustentável – o funcionamento da hidrovia com base no restabelecimento do Porto de Pelotas.  Essa ação possibilitou crescimento, geração e distribuição de renda, segundo ele. “São 100 mil viagens de caminhões que a gente evita. Acaba sendo um transporte mais estável, seguro do ponto de vista do meio ambiente”, afirmou.

Mauricio também comentou sobre as pretensões da CMPC para a metade Sul do Estado. “No momento, nós estamos executando uma modernização operacional junto com sustentabilidade. É um projeto que nós chamamos de Bio CMPC, em que aumenta nossa capacidade em 350 mil toneladas ou 18%. É um investimento de três bilhões de reais. Falta um ano para o término dessa execução. Para que a gente possa também suportar esse crescimento da expansão combinado com o aumento da produtividade, que já é esperado na nossa gestão, a gente criou um programa que a gente chama de RS + Renda, a onde a gente quer trazer produtores rurais, trazer propriedades para conhecerem e serem parceiros nossos, aqui na região Sul, com plantação de eucalipto”.

Desde 2019 a CMPC assumiu metas de sustentabilidade em nível global. Esse compromisso estabelece que até 2025 a empresa deve diminuir em 25% o uso de água nos processos industriais e ser uma companhia com zero resíduo em aterros sanitários. Também são objetivos da CMPC que até 2030 haja a redução de 50% das emissões de gases causadores de efeito estufa e ocorra o acréscimo de novos 100 mil hectares de área de conservação.

Segundo o diretor-geral do grupo Chileno,  90% dos investidores hoje dão importância ao desempenho ESG nas estratégias de investimento e tomadas de decisões e  86% deles acreditam que uma empresa com um forte programa e desempenho ESG tem impacto significativo nas recomendações e  83% dos consumidores acham que as empresas devem alinhar seus investimentos a práticas de sustentabilidade. 

Maurício Harger finalizou que a pandemia deixou como legado a capacidade das empresas em cooperar para a solução de problemas reais da sociedade e que a sustentabilidade precisa ser pensada no dia a dia e nas decisões de longo prazo, buscando sempre fazer o melhor para a sociedade. Com essa visão, explicou que a empresa está investindo em startups que atuam no desenvolvimento de iniciativas que tragam modernidade aos processos. 

A Tá na Hora tem o patrocínio de Café Aquários; Arrozeira Pelotas; Banricard – Benefícios que você confia, Vero – A maquininha que resolve de verdade; Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE; CMPC; Ecosul; Grupo Guanabara; Liberta Investimentos-XP; Life Sleep Confort; Lifemed; Quartier; Rabassa Seguros; Sicoob Vale Sul; Sicredi Interestados RS/ES; Parque Stone Land; Telealarme; TOTVS; Unicred Integração, Macro Atacado Treichel e Vetorial Tecnologia.

 

 

Assine nossa newsletter

Carregando