Notícias

Artigos 03/06/2020 00:23

O Saneamento, a Saúde e o Meio Ambiente

Conheça um pouco mais sobre o trabalho da Diretoria de Qualidade Ambiental da ACP

Por: Administrador

A Associação Comercial de Pelotas entende que a qualidade e a preservação ambiental, assim como a geração de recursos através da atividade econômica sustentável é a saída para o desenvolvimento regional. Dentro dessa ótica, a ACP tem participado ativamente de diversos Conselhos Municipais, como o Conselho Municipal de Proteção Ambiental (COMPAM), buscando dar a sua contribuição na elaboração e execução das políticas públicas, planos e programas sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.  Dentro do COMPAM, ajudamos a elaborar anualmente o relatório da qualidade ambiental do município de Pelotas (RAMB), que disponibiliza informações referentes à situação ambiental da nossa cidade. Com base nessas informações, é possível traçar estratégias para a preservação e o desenvolvimento. Nesse mesmo contexto, outra atividade desempenhada é o zoneamento ambiental, que visa demarcar as áreas ditas de interesse ambiental, assim como regrar o zoneamento para a implantação das atividades produtivas

Neste dia 5 de junho, é celebrado  o Dia Mundial do Meio Ambiente, principal data para a ação ambiental.  Desde 1974, este dia incentiva governos, empresas, entidades e indivíduos a concentrarem seus esforços em questões ambientais prementes. Nesse cenário, a Diretoria de Qualidade Ambiental da ACP considera que um passo inadiável a ser dado no rumo do desenvolvimento de Pelotas é o investimento maciço em saneamento básico, visto que esta atividade está diretamente vinculada à qualidade do meio ambiente, à preservação dos recursos hídricos, e, sobretudo, especialmente em tempos de pandemia, à preservação da saúde pública.  O saneamento básico é o conjunto de medidas que visa preservar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e facilitar a atividade econômica, desenvolvendo até mesmo o turismo da região. 

                                                                                                                     Fonte: INSTITUTO TRATA BRASIL (2018)

Para isso, neste Dia do Meio Ambiente, a ACP reforça seu compromisso com a Qualidade Ambiental e, através de sua Diretoria, coloca-se à disposição dos órgãos governamentais instituídos para promover a criação de políticas e investimentos em saneamento como forma de colocar Pelotas no cenário nacional do desenvolvimento.

 

Dr. Osvaldo Luis Vieira Faria

Eng. Químico. Diretor de Qualidade Ambiental da Associação Comercial de Pelotas. 

Sócio da SANITEC Tecnologia ambiental.

 

REFERÊNCIA: 

INSTITUTO TRATA BRASIL. Benefícios econômicos e sociais da expansão do saneamento no Brasil

 

Assine nossa newsletter

Carregando