Notícias

Tá na Hora 15/08/2020 22:30

O papel das Cooperativas no desenvolvimento regional

Sicredi Zona Sul é destaque em LIVE da ACP

Por: Administrador

ASSISTA À LIVE CLICANDO AQUI!

Pelo segundo mês no formato online, com transmissão pelas redes sociais, a reunião-almoço Tá na Hora, da Associação Comercial de Pelotas (ACP), recebeu nesta quinta-feira (13) o diretor executivo da Sicredi Zona Sul, Edson Marques, e o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, para falar sobre o papel das cooperativas no desenvolvimento local e regional. Port está na Sicredi há 27 anos e é grande conhecedor da história do movimento cooperativo e do Sicredi. Marques atua no mercado financeiro há mais de 40 anos e na Sicredi Zona Sul há 24 anos. Na live, os dois contaram parte de suas experiências profissionais, abordando as dificuldades para a consolidação das cooperativas de crédito e o quanto esse aprendizado trouxe expertise para enfrentarem o cenário de pandemia da Covid-19.

O primeiro convidado a fazer suas colocações foi o vice-presidente Central Sicredi Sul/Sudeste, que contou a história do Sicredi e do cooperativismo de crédito no Rio Grande do Sul. “Assim como a ACP, o Sicredi também é uma entidade centenária. Na época do surgimento das cooperativas, o objetivo era auxiliar os imigrantes que chegavam ao RS a ter boas condições de vida. As cooperativas de crédito financiaram a colonização da região oeste do estado”, destacou Port. Ele ainda comentou sobre a continuidade desse trabalho, já que, ainda hoje, as cooperativas têm um papel importante no desenvolvimento econômico e social dos municípios. “Muitas coisas que foram feitas há 100 anos continuam sendo replicadas. Dois dados de pesquisas recentes demonstram isso. O primeiro indica que municípios com cooperativas têm um PIB maior em comparação com municípios que não possuem. O segundo chegou a conclusão que cooperativas se propõe a estarem presentes em cidades que possuem a partir de 2.300 habitantes, enquanto bancos apenas em localidades com 8 mil moradores, o que explica a presença do Sicredi em 93% dos municípios do RS”, finalizou.

Nesse mesmo sentido, o diretor executivo Sicredi Zona Sul/RS, Edson Marques, ressaltou a preocupação da cooperativa com a comunidade. “Nós acreditamos muito que o Sicredi não é apenas uma instituição financeira, é uma instituição que acredita no desenvolvimento e se preocupa com toda a comunidade onde está inserida, não apenas com seus associados. O nosso desafio também é conscientizar as pessoas da importância de valorizar o que é local, um trabalho ainda mais fundamental no momento de pandemia que estamos vivendo”, afirmou. 

Port e Marques deixaram claro a função social e o papel das cooperativas nas comunidades onde atuam e como essa contribuição local ocorre, esclarecendo dúvidas trazidas pelo mediador da live, o presidente da ACP, Mauro Bom. Falaram da expansão das cooperativas no meio urbano, já que a tradição delas é no agronegócio, sobre a liberação de recursos para micro e pequenas empresas, da forma de participação dos sócios nas sobras da cooperativa e do crescimento da Sicredi com a implantação de novas agências, na contramão de outras instituições financeiras. Também foi destaque a abertura da nova sede regional da Sicredi Zona Sul em Pelotas e a sua expansão para o Espírito Santo, assim como o movimento Eu Coopero com a Economia Local, lançado recentemente, com objetivo de ajudar as empresas a continuarem, em trabalho paralelo ao da Aliança Pelotas.

 

Assine nossa newsletter

Carregando