Notícias

Novidades 30/06/2022 23:15

Núcleo de Inovação define objetivo e próximas ações

Participantes se reuniram na última semana, no formato virtual, para a 3ª reunião

Por: ACP

Os objetivos do Núcleo de Inovação da Associação Comercial de Pelotas (ACP) foram definidos durante a 3ª reunião do grupo. São eles: atuar em prol da formação de uma cultura inovadora na região; contribuir para o empreendedorismo e a valorização das empresas de Pelotas; incentivar a formação de novas empresas e startups; estabelecer um ambiente atrativo para novos investimentos e promover negócios e o desenvolvimento de Pelotas e Região.

Com esse propósito em mente, os participantes se reuniram na última semana, no formato virtual, para o encontro mensal. Logo na abertura da reunião, o coordenador do Núcleo, Leonardo Reichow, Gerente de P&D da Lifemed e Presidente do APL da Saúde de Pelotas e Região, falou sobre a importância da visita de comitiva da Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia do RS (SICT) ao Pelotas Parque Tecnológico e ao Oceantec, em Rio Grande, e sobre os eventos realizados na arena do SebraeX, durante a Fenadoce. Ambos movimentaram os debates sobre inovação na região e apresentaram Pelotas como um ecossistema pujante de inovação, com a integração entre as diversas esferas da sociedade civil.

Para o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, Vinicius Farias Campos, membro do Núcleo, é benéfico a Associação Comercial estar presente, se envolvendo e ajudando a criar uma visão melhor no quesito de inovação para a cidade.

Durante a reunião, o diretor de Tecnologia e Inovação da ACP e sócio da ACTEC Tecnologia e Conectividade, André Coelho, sugeriu a criação de um grupo de estudos para a Análise da Lei Municipal de Inovação e posterior contribuição com sugestões ao governo municipal. O primeiro encontro do grupo já acontecerá nesta sexta-feira, 1º de julho, na sede da Associação Comercial de Pelotas.

Os projetos sociais também estiveram na pauta da reunião de junho. Entre as iniciativas pensadas estão a aproximação de crianças da rede pública escolar com ações que estimulem o raciocínio lógico e permitam aproximação com a área de TI, a extensão desse trabalho também precisa ser pensada para o ensino médio e superior.

Entre as próximas agendas está a reunião com o Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, para apresentação do Núcleo, que será realizada no dia 6 de julho.

Também estiveram presentes na 3ª reunião do Núcleo de Inovação da ACP o presidente da Associação Comercial de Pelotas, Fabrício Cagol, sócio do MZ Advocacia; o diretor de Jovens Empresários da ACP, Thiago Klug, sócio da ElevaTI Soluções em Tecnologia; a Gestora de Inovação na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Taynara Domingues Bom; a Analista de Projetos da Lifemed, Aline Scaglioni; o Vice Presidente do Candy Valley, Raul Torma,  sócio do Cluster Marketing e Educação; e o Head de Negócios B2B - Governo - Grupo RazaoInfo, Vetorial e Bitcom, Joares Rodrigues.

 

Assine nossa newsletter

Carregando