Notícias

Novidades 29/12/2023 20:29

Núcleo de Inovação apresenta Startup Lab para empresas

Coordenado pela SICT/RS (Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul), o Startup Lab visa fortalecer o ecossistema empreendedor gaúcho

Por: ACP

Buscando uma aproximação entre possíveis empresas-âncora e coordenadores do Projeto Startup Lab, o Núcleo de Inovação da Associação Comercial de Pelotas realizou no dia 19 de dezembro sua reunião mensal, a última do ano de 2023, abrindo espaço para a 1ª Rodada de Apresentação do programa.

Coordenado pela SICT/RS (Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul), o Startup Lab visa fortalecer o ecossistema empreendedor gaúcho, com foco na inovação aberta e intensiva em conhecimento, promovendo a conexão entre empresas e startups do Rio Grande do Sul para fomentar a geração de novos negócios.

Na abertura da reunião, o diretor de Tecnologia e Inovação da ACP, André Coelho, diretor da ACTEC Tecnologia e Conectividade, realizou uma breve apresentação do Núcleo e das suas ações e objetivos, convidando os empresários presentes a participarem.

Logo após, o coordenador do Projeto Startup Lab e Diretor de Projetos do Pelotas Parque Tecnológico, representando a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Felipe Marques, e a Gestora de Inovação Tecnológica do startup Lab, Aline Jansen, agente credenciada que irá guiar os empresários nesta jornada, trouxeram mais detalhes sobre o programa e como as pequenas, medias e grandes empresas podem se inscrever para participar.

O objetivo principal da reunião foi que as empresas conhecessem o Projeto, que tem adesão gratuita e pudessem se inscrever como empresas-âncora, empresas locais que têm o interesse de compartilhar suas necessidades e desafios internos para que possam ser resolvidos por meio da inovação aberta, através de um ecossistema colaborativo com startups de todo o Estado.

O Projeto está em fase de ativação e terá início no dia 02 de janeiro de 2024. Ainda no mês de janeiro irá ocorrer a capacitação dos agentes, para que a partir de fevereiro sejam iniciadas as ações com as empresas que aderirem.

Além da aproximação com as empresas regionais para a solução de problemas, o Startup Lab também tem como objetivo mapear o cenário de startups no Estado; contribuir para a retenção de empresas e de talentos e para a criação de novos produtos e tecnologias; estimular o empreendedorismo intensivo em conhecimento; otimizar ações e investimentos dos diferentes atores do ecossistema de inovação envolvidos com as startups, como as incubadoras, as aceleradoras, os fundos de investimento, as instituições de fomento, as universidades, dentre outros, e apoiar a divulgação dos produtos e de serviços das startups gaúchas, em busca de aceleração comercial em nível nacional e internacional. 

As empresas interessadas em se inscreverem como empresas-âncora do projeto, podem acessar o formulário através do link: bit.ly/EMPRESAANCORA. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato com a Agente de Inovação Aline Jansen pelo e-mail alinecastrojansen@gmail.com.

Além da Diretoria da Associação Comercial de Pelotas e membros do Núcleo de Inovação da ACP, participaram da reunião as empresas convidadas: Lifemed, Unimed Pelotas, Aquasan, Safras & Cifras, Garten Automação, Mauro Motta Seguros, Treichel, Guanabara, Companitec, Biscoitos Zezé e Sicredi Interestados RS/ES.

Assine nossa newsletter

Carregando