Estratégias para conseguir acordos
Primeiro Conexão ACP de 2025 aborda elementos fundamentais para negociações assertivas.
Na noite desta quinta-feira, 27 de março, a Associação Comercial de Pelotas realizou mais uma edição do Conexão ACP, evento que visa fortalecer o empreendedorismo e a inovação na região. O encontro teve como tema "Negociação: estratégias para construir acordos!" e contou com a palestra do advogado corporativo Guilherme Moncks.
Com vasta experiência no setor empresarial, Moncks compartilhou técnicas essenciais para que empreendedores, gestores e profissionais consigam alcançar melhores resultados em suas negociações. Ele enfatizou que a negociação é a única forma genuína de conquistar objetivos de forma sustentável, destacando que um acordo só se concretiza e é cumprido quando atende aos interesses de ambas as partes. “Nunca iniciem uma negociação tentando impor algo… ninguém gosta de se sentir ameaçado.” declarou Moncks.
Introduzindo o assunto da apresentação, o primeiro tópico abordado pelo sócio da MZ Advocacia, foi “por que negociar é o melhor caminho?”. Durante a palestra, Moncks abordou a importância do planejamento prévio, ressaltando que antecipar cenários, identificar interesses e reconhecer desalinhamentos são passos fundamentais para o sucesso de qualquer negociação. Ele destacou que "o cérebro constrói caminhos para encontrar uma solução quando eu planejo e antevejo tudo o que pode acontecer", reforçando a necessidade de uma preparação estratégica.
Ao longo do evento, o palestrante apresentou cinco elementos fundamentais para negociações bem sucedidas:
1️⃣ Escopo – Definir claramente o que será negociado.
2️⃣ Objetivos – Ter clareza sobre os resultados esperados.
3️⃣ Interesses – Identificar os interesses de ambas as partes, a motivação por trás da compra do cliente, sendo fundamental entendê-lo de forma mais rápida e assertiva.
4️⃣ Plano B – Estabelecer a melhor alternativa caso o acordo não seja possível.
5️⃣ Barganha e Argumentos – Estruturar as estratégias para obter vantagens sem prejudicar a relação entre as partes.
Encerrando a noite, Moncks deu um exemplo de como por os aprendizados em prática, em que apresentou em uma situação fictícia, o passo a passo com os elementos fundamentais para a negociação, e a resolução com a efetivação da venda dos negociadores, e, por fim, destacou a importância da tolerância e do respeito para o entendimento e fechamento de negócios. O evento proporcionou insights valiosos para os participantes, reforçando que negociar de forma cooperativa e inteligente é um diferencial competitivo.




