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Eventos 05/06/2023 12:44

Empreendedoras debatem o Marketing de Influência

Empresárias e influenciadoras lotam o salão nobre da ACP em mais uma edição do Workshop em aquecimento ao Congresso 2023

Por: ACP

Mais de 100 mulheres participaram do Workshop Mulheres Empreendedoras sobre Marketing de Influência na última quinta-feira, 1º de junho. O evento, promovido pela Associação Comercial de Pelotas, debateu os benefícios desta estratégia para os pequenos negócios em uma conversa com agências, criadoras de conteúdo e empresárias que tiveram sucesso em suas parcerias com influencers da região.

Logo no início do evento, a mediadora Taís Barreto, jornalista de moda, falou da importância que as grandes marcas já dão para o segmento e do crescimento do mercado em Pelotas. “Pelotas tem uma cena muito representativa. Por isso, a profissionalização é essencial para crescer e o trabalho precisa ser extremamente estratégico. Estratégia não faz com que o conteúdo seja menos genuíno”, ressaltou.

A primeira rodada de debates trouxe duas agências de influencers da cidade para uma conversa. Renata Motta, sócia e Community Manager da Orbe Comunidade Criativa, trouxe dados do mercado nacional. Segundo Renata, o Brasil tem hoje aproximadamente 10,5 milhões de influenciadores, 39% dos brasileiros já seguem algum influencer e nos próximos 5 anos, 1 bilhão de pessoas vão se identificar com criadores de conteúdo. Lembrou também da importância dos nano influenciadores, aqueles que possuem até 10 mil seguidores. “No dia a dia todos nós acabamos influenciando pessoas, mesmo quem não trabalha com isso”, reforçou.

Segundo a sócia da Orbe, os influenciadores entregam a criação, conexão, produção, inteligência e a audiência, mas não são vendedores, nem fazem propaganda, eles conectam com a marca e têm o foco no relacionamento.

A proprietária da Juna Influência, Julie Orestes, deixou uma dica para os criadores de conteúdo que estão começando. “É preciso se conhecer acima de tudo, traduzir o que nós somos e reconhecer quando a gente erra. Também é preciso saber se defender e saber quem de fato está do nosso lado, nem todo mundo que te aplaude na internet está de verdade te apoiando”, afirmou.

Na sequência, recebemos as criadoras de conteúdo Muriel Aldrighi, Tanara Hormain, Maria Eduarda Ribeiro e Juliana Bast para contarem um pouco das suas trajetórias, desafios e processo de criação.

Para Muriel Aldrighi, criadora do TPPelotas @trendingplacespelotas, que tem como objetivo principal trazer resultado e visibilidade para o turismo rural, o maior desafio na carreira foi saber como precificar o seu trabalho. Hoje, com o auxílio da Orbe, agência da qual virou sócia, busca ajudar outros influenciadores a se estruturarem e se profissionalizarem.

A carioca Maria Eduarda Ribeiro @dudapj3 falou da sua experiência com o TikTok. Com mais de 800 mil seguidores na rede, deu uma dica para criar conteúdos na plataforma. “Inclua aquilo que está viralizando no conteúdo deles, sem tanta produção. Um vídeo seu viralizado muda a sua marca”.

Juliana Bast, criadora de conteúdo sobre moda e beleza no perfil @julianabast, lembrou que influência é trabalhar com sonhos, por isso é tão importante escolher bem as marcas que se quer representar. “Aquela pessoa me representa? Eu conversaria com ela numa mesa? A influência é um aluguel de audiência, eu estou emprestando esses 30 segundos para vocês colocarem a marca de vocês dentro do meu dia a dia, não colocaria algo que eu fosse me arrepender. O mundo é muito volátil, podemos perder tudo ao indicar algo que não condiz com a realidade”, reforçou.

A criadora de conteúdo sobre maternidade e fotógrafa familiar Tanara Hormain @tanarahormain, jornalista pós-graduada em Marketing Digital, reforçou a fala sobre o cuidado na escolha das marcas com que trabalha. “Se a gente vai vestir uma marca, a gente precisa gostar dessa marca. Tudo que está no nosso dia a dia a gente está vivendo, de verdade”, afirmou, deixando duas dicas para as empresárias: “Quando a empresa deixa livre para criar o conteúdo faz toda a diferença, é mais autêntico. E não adianta fazer conteúdo com qualidade, conquistar o cliente e quando ele chegar no perfil da marca estar às moscas. A empresa tem que estar com seu perfil alinhado para receber esses seguidores”.

No fim do evento, antes da rodada de perguntas e tira dúvidas com o público, também ouvimos dois cases com as empresárias Daiane Lima, proprietária da Paperico Papelaria, e Vivian Rickes Rosa, proprietária do Restaurante Point no Morro Redondo.

O próximo workshop Mulheres Empreendedoras acontecerá no mês de agosto, sendo o último aquecimento antes do Congresso Mulheres de Negócios, já agendado para o dia 18 de novembro de 2023.

Fotos: Maicon Almada Fotografia e Filmagem

 

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