Notícias

Tá na Hora 01/08/2019 17:05

Economista-chefe da Farsul traça panorama do cenário econômico

Nesta edição da Tá na Hora, o convidado foi o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, que abordou o tema “Cenário econômico no Brasil: as origens e os desdobramentos”

Por: ACP

Nesta quinta-feira (1), a Associação Comercial de Pelotas realizou a tradicional Reunião Almoço Tá na Hora. Nesta edição, o convidado foi o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, que abordou o tema “Cenário econômico no Brasil: as origens e os desdobramentos”. Para abrir o evento, o presidente da Associação Comercial de Pelotas, Mauro Bom, deu as boas vindas aos presentes. “A casa é nossa, é de todos os pelotenses. No próximo mês, a ACP completa 146 anos de atividade e nós seguimos com a tradição de estar sempre com as portas abertas aos associados e amigos da ACP”, afirmou. 

Ao iniciar a palestra, o convidado propôs a questão que norteou toda a exposição: Por que alguns países prosperam e outros não?. Após rebater algumas hipóteses econômicas históricas, Luz indicou que a resposta é boas instituições. Para ele, isso significa um setor privado ativo na criação de riqueza, um governo que protege direitos e regula, o respeito ao estado de direito e intolerância à corrupção. Na interpretação do convidado, a Nova Matriz Econômica brasileira tirou o país do caminho correto. Para retornamos, seria necessário um choque de estabilização, reformas estruturais e microrreformas. “Desde os anos 1990, nós sabemos o que precisa ser feito. No entanto, a Nova Matriz Econômica levou o Brasil para o lado oposto do tripé que gerou estabilidade, composto por responsabilidade fiscal, metas de inflação e cambio flutuante. Para mim, o mais grave é que estamos vendo o Brasil ficar pra trás em relação aos países vizinhos e a países emergentes”, explicou. 

Com uma conclusão mais otimista, Luz apontou que o país já reencontrou um rumo de desenvolvimento. “Estamos voltando a uma agenda de prosperidade, mas ainda temos um longo caminho pela frente”, finalizou. A reunião-almoço tem o patrocínio do BRDE, Sicredi Zona Sul, Faculdade Anhanguera, Grupo Guanabara, MeioEste Ambiental, Macro Atacado Treichel, Unimed Pelotas e Telealarme Brasil.

Assine nossa newsletter

Carregando