Notícias

Artigos 15/03/2021 14:21

Desenvolvimento da região Sul: oportunidades para a retomada econômica

Artigo do presidente da ACP, Mauro Bom

Por: ACP

Podemos analisar o desenvolvimento sob vários ângulos, mas vou me ater a apenas dois conjuntos de oportunidades — nos quais entendo que devemos manter foco de atuação. O primeiro refere-se a grandes obras, em especial de infraestrutura, para as quais a atuação coesa em conjunto do setor público e privado são fundamentais: as conclusões da duplicação da BR-116, do Contorno de Pelotas e do Complexo Hospitalar da UFPEL; o Novo Terminal Arrozeiro do Porto de Rio Grande; a obra do lote 4 da BR-392 (Rio Grande); e a nova Ponte Barão de Mauá (Jaguarão).

 Uma vez concluídas, essas oportunidades devem reduzir custos e otimizar a logística regional, além de melhorar a saúde, oferecendo mais qualidade de vida à população, e gerar novos negócios, empregos, renda e impostos. O segundo bloco de oportunidades passa pela inovação, na gestão pública e na gestão dos negócios privados e pela geração de novas tecnologias com capacidade de aproveitá-las de forma estratégica. 

Temos como prioridades a vacinação efetiva da população e proteção contra a Covid-19; o fomento ao turismo local; o fomento à inovação, com os Parques Tecnológicos de Pelotas e Rio Grande; a melhor utilização do Programa RS TER (Trabalho, Emprego e Renda) e a construção do Hospital de Pronto- -Socorro de Pelotas. Essas oportunidades demandam ações locais e integradas dos municípios e diversas entidades. 

Também faz-se importante que os bancos estaduais participem de forma a oferecer (em especial, às startups e aos pequenos empreendedores) linhas de crédito, de baixo custo, prazo longo e carência, capaz de alavancar e incentivar a criatividade, as novas tecnologias e novos negócios, bem como a capacitação dos jovens empreendedores e dos pequenos empreendedores e empreendedoras. 

Colocar essas ações em prática, demanda a integração entre os gestores municipais, universidades e líderes empresariais. Mas os resultados, acredito, serão positivos em toda a região. 

 

Mauro Bom, economista e presidente da Associação Comercial de Pelotas

Artigo publicado no Caderno Fronteira Sul Edição 16,  encartado no jornal Zero Hora de 12 de março de 2021. 

Assine nossa newsletter

Carregando