Crédito para os Pequenos Empreendedores
Conheça a parceria da Caixa, Sebrae e Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas
CRÉDITO PARA EMPRESAS: PARCERIA CAIXA - SEBRAE - FAMPE
O que é? Operação de crédito que utiliza a garantia o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), possibilitando o acesso às operações de crédito como alternativa negocial aos clientes do segmento MPE (MEI, ME e EPP), oferecendo suporte técnico pelo SEBRAE e apoio financeiro pela CAIXA, para a adequação de seus fluxos de caixa.
Quem pode contratar? Empresas constituídas há mais de 12 meses, sem restrições no CNPJ e CPF, que já realizaram capacitações pelo SEBRAE e que tenham registrado o interesse na contratação da linha de crédito através da página www.caixa.gov.br/caixacomsuaempresa. O SEBRAE repassará à CAIXA periodicamente a relação de empresas que possuem as capacitações.
Características da Operação:
No quadro abaixo, conheça os parâmetros da operação:
Observações:
- Carência mínima de 3 meses;
- Durante o período de carência não existe a cobrança de juros, sendo os mesmos incorporados nas demais parcelas do contrato.
- É vedada a contratação de mais de uma operação 7605 ativa para o mesmo CNPJ, mesmo que esteja em modalidade diferente da operação atualmente ativa.
Taxa de juros:
- MEI – Micro Empreendedor Individual - 1,59% a.m.
- Micro Empresa - 1,39% a.m.
- Empresa de Pequeno Porte - 1,19% a.m.
Garantias: Aval do(s) sócio(s), no percentual de 20% do valor da operação, e Fundo Garantidor FAMPE, correspondendo a 80%.
IOF: isento de IOF até 30/06/2020, conforme Decreto nº 10.305, de 1º de abril de 2020
TAC: Taxa de abertura de Crédito - alíquota zero
CCA (Comissão de Concessão de Aval) – Custo do FAMPE:
Cobrada do cliente pelo uso do FAMPE, é revertida ao Fundo e devida sobre cada contratação, sendo paga sobre o valor da garantia do FAMPE na operação (Risco do FAMPE). A taxa será calculada da seguinte forma: CCA = 0,1% X prazo da operação x valor da garantia solicitada.
Condições para acesso ao crédito:
Para ter acesso à linha de crédito é necessário ao empreendedor realizar um curso, via vídeo, de curta duração, no tutorial do SEBRAE com orientações e informações. Assim, tirará dúvidas sobre seu negócio, saberá se o crédito é realmente a melhor solução para o seu negócio, e ficará apto para acesso ao crédito.
Observações: Os empreendedores de micro e pequenas empresas serão acompanhados ao longo de todas as fases da operação, através da oferta de capacitações e soluções adequadas às necessidades de cada empreendedor e ao estágio em que ele se encontra no processo do crédito. Isso possibilita uma melhor gestão dos recursos e consequentemente torna a MPE mais preparada para o mercado.
Passo a Passo para obter o Crédito:
Fase 1 – Pré - Empréstimo: o empresário entra na página, faz o cadastro e faz o curso ON LINE (SEBRAE) e tem acesso aos conteúdos de apoio para calcular a real necessidade de capital de giro e avaliar sua capacidade de pagamento das futuras prestações. Além disso, pode fazer cursos online específicos para aprender a organizar melhor a vida financeira da empresa.
Fase 2 – Informações: Após sua capacitação online, o sistema do SEBRAE, envia para o sistema da Caixa (normalmente a noite) que o curso foi feito com base nas informações cadastrais fornecidas pelo empreendedor.
Fase 3 – O Empréstimo: O empresário já capacitado, recebe contato da Caixa, que será feito pelo gerente e ou atendente da agência onde ele tem conta na Caixa e ou da agência mais perto de seu endereço, se ele ainda não tiver conta na Caixa. Nesse contato será informado da documentação que deverá apresentar à Caixa, para análise de crédito e efetividade ou não do empréstimo. Essa efetividade dependerá da análise da capacidade de pagamento do cliente.
Fase 4 – Acompanhamento: a empresa que já conseguiu o crédito com o FAMPE após obter o empréstimo efetivo na Caixa, o empreendedor receberá um comunicado do Sebrae com informações e dicas importantes para manter a saúde da empresa.
De acordo com o seu diagnóstico, o Sebrae oferece uma trilha personalizada de cursos, etc...
Links para saber mais:
www.caixa.gov.br/caixacomsuaempresa/caixa-e-sebrae
Acesse para ver o tutorial do Sebrae sobre crédito assistido
Acredite, isso vai passar!
Juntos Podemos mais!