Notícias

Artigos 09/09/2021 00:45

ACP Gestão 1988 - Histórico por Elmar Carlos Hadler

Caminhamos UNIDOS para o SESQUICENTENÁRIO

Por: ACP

Em 9 de março de 1988, nossa Diretoria foi empossada.

Já na primeira reunião e por sugestão do Vice presidente Paulo Roberto Fonseca, ficou resolvido que nossas reuniões seriam todas as terças às 17h e assim na quarta a ACP através do seu Presidente ou Diretores, levariam as demandas da Região para a FEDERASUL.

Também ficou estabelecido a indicação de um Diretor para as funções de “DIRETOR DO MÊS” e se possível com presença diária ajudando na condução dos assuntos da Entidade. O Presidente dará expediente diariamente, exceto às quartas feiras quando se deslocará para reunião da FEDERASUL em Porto Alegre.

Neste mês de março de 1988, em reunião na Associação Rural de Pelotas, com todos os Presidentes das Entidades locais ligadas a área empresarial onde foi concluída a necessidade da UNIÃO das classes. O primeiro mês ficou ao encargo da Associação Rural prolongando-se até dia 4 de abril a noite, quando haverá um sorteio para definir qual a próxima Entidade que dará prosseguimento as demandas coletivas. Hadler enfatizou que os Diretores poderiam acompanhas seus presidentes para dar mais representatividade à sua Entidade.

Em 15 de julho, ocorreu jantar em homenagem ao comerciante do ano, o nome indicado pelo Conselho Superior foi o de Luiz Carlos Hackbart de Oliveira. Delegação com mais de 50 pessoas da FEDERAUL se fizeram presente. Nesta noite ao saudar nosso homenageado lembramo-nos de ter pronunciado frase que esteve por muito tempo em nosso salão nobre “nós passamos, mas a Entidade: permanece”.

Em sete de setembro de 1988, a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE PELOTAS comemorou seu 115° ano de fundação. Grande honra ao estarmos presidindo esta CENTENÁRIA ENTIDADE prestando o nosso reconhecimento a todos que nos antecederam. Neste ano ainda foi proposto um seminário com ARP, CIPEL e CDL que se fizesse um trabalho em conjunto visando o redesenvolvimento da Região Sul, surgindo daí os Seminários ProDesenvolvimento da Zona Sul, sendo o primeiro em Pelotas e a cada 6 meses os demais, Rio Grande, Santa Vitória, Jaguarão, Bagé e o último em Morro Redondo. Objetivo era detectar necessidades e logo após elaborar projetos a ser apresentado o que se concretizou com a criação do PROSUL; projetos como POLO MOVELEIRO, POLO CERÂMICO, REGIÃO DE TURISMO, POLO MADEIREIRO, e principalmente unindo as Entidades de classe regionais, Prefeituras, Câmaras de Vereadores, na busca de soluções para problemas da Região Sul.

Quando na gestão de Fábio Marques da Fonseca (2004-2005) foi criada a ALIANÇA PELOTAS, por sugestão do mesmo e apoiado por sua Diretoria, congregando ACP, ARP, CDL, CIPEL, SECOVI ZONA SUL, SINDILOJAS, SINDUSCON e SINDICATO DE BARES, RESTURANTES E SIMILARES, tendo como objetivo ações conjugadas visando o desenvolvimento da REGIÃO SUL.  Esta trajetória está fartamente registrada em seu acervo de documentos e objetos, além dos periódicos que também se encontram dispostos no Memorial da Associação Comercial de Pelotas e Centro de Documentação e Obras Valiosas da Biblioteca Pública Pelotense.

Neste 148º ano de sua fundação, cumprimentamos o Presidente MAURO ROBERTO BOM e sua DIRETORIA pelo excelente trabalho desenvolvido, enfrentando com estoicismo todas as dificuldades neste período atípico que estamos vivenciando. 

E assim, caminhamos UNIDOS para o SESQUICENTENÁRIO.

Setembro de 2021

Elmar Carlos Hadler

Assine nossa newsletter

Carregando