Notícias

Eventos 11/10/2019 06:03

RBS apresenta tendências do mercado gaúcho

Edição especial da Tá na Hora foi realizada em parceria entre a ACP e as demais entidades participantes da Aliança Pelotas

RBS apresenta tendências do mercado gaúcho
Por: ACP

Nesta quarta-feira (9), a Associação Comercial de Pelotas realizou mais uma reunião-almoço Tá na hora. Com ingressos esgotados, a edição recebeu o vice-presidente de mercado do grupo RBS, Marcelo Pacheco, que apresentou a pesquisa Cápsula sobre tendências comportamentais dos gaúchos. Esta edição do evento foi realizada em parceria entre a ACP e as demais entidades participantes da Aliança Pelotas: Associação Rural de Pelotas, Câmara de Dirigentes Lojistas, Centro das Indústrias de Pelotas, Rede de Suprimentos, Secovi Zona Sul RS, Sindilojas Pelotas, Sinduscon Pelotas e Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes. 

Na abertura do evento, o presidente da Associação Comercial de Pelotas, Mauro Bom, agradeceu a presença de todos os presentes, especialmente a do palestrante, salientando a importância da imprensa. “A gente precisa muito da imprensa na divulgação de agendas e principalmente para abraçar lutas conjuntas. Dois exemplos da nossa região são a dragagem do porto de Rio Grande e a duplicação da BR-116. Mas o papel da imprensa não se resume a isso. Ela também nos auxilia com pesquisas e avaliações do mercado, como este debate de hoje”, destacou 

Em sua palestra, Pacheco trouxe os macromovimentos analisados: sustentabilidade, humanização tecnológica e neoconservadorismo. Segundo o estudo, as tensões criadas por esses elementos criam as tendências comportamentais que impactam o mercado.  Os comportamentos emergentes observados são o consumo consciente, o bem-estar, a diversidade, a longevidade e o novo urbano. A pesquisa foi realizada em sete cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Pelotas.  

Ao encerrar a palestra, Pacheco resumiu que as tendências são soluções para as tensões que surgem na sociedade e que são oportunidades de mercado. “Existe uma camada da população que começa a buscar soluções para as tendências que estão surgindo. As primeiras pessoas que entendem esses movimentos são chamadas alfas. São elas que inventam novas marcas, mercados e produtos. Quando chega no mainstream, a sociedade toda já está impactada pelo comportamento. Então, é muito importante pegar os movimentos no início para sair na frente da concorrência”, finalizou. 

Para fechar o evento, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, afirmou a importância de a gestão pública acompanhar essas tendências. “As cidades precisam se transformar para acompanhar o comportamento dos cidadãos, principalmente no que tange o meio ambiente, a mobilidade urbana e a qualificação dos espaços públicos. As tendências apresentadas hoje reforçam o trabalho que estamos fazendo no município, corroborando que estamos no caminho certo”, pontuou. 

A reunião-almoço Tá na Hora tem o patrocínio do BADESUL, BRDE, Sicredi Zona Sul, Faculdade Anhanguera, Grupo Guanabara, MeioEste Ambiental, Macro Atacado Treichel, Unimed Pelotas, Telealarme Brasil e Rabassa Seguros.

Confira as fotos do evento: http://bit.ly/2nRjuNq

Assine nossa newsletter

Carregando