Notícias

Tá na Hora 12/03/2020 17:16

Primeiro Tá na Hora do ano recebe o presidente do Banrisul

Cláudio Coutinho falou sobre o Banrisul e o desenvolvimento do RS

Por: Administrador

A primeira reunião-almoço Tá na Hora de 2020 ocorreu nesta quinta-feira (12) no Salão Nobre da Associação Comercial de Pelotas. O palestrante convidado desta edição foi o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, que fez um panorama sobre a economia gaúcha, brasileira e mundial, além de comentar sobre o papel do banco no desenvolvimento do estado.

Para abrir a cerimônia, o presidente da Associação Comercial de Pelotas, Mauro Bom, comentou sobre o desafio do câmbio. “Se este ciclo continuar com essas dificuldades, nós teremos que cuidar também da saúde das pequenas e microempresas. O momento não é favorável, mas, no nosso entendimento, também não é para pânico. Nós não podemos perder a serenidade e o raciocínio. A solução também depende de nós e depende de arrumarmos a casa para melhor receber e dar mais segurança para quem gera emprego e renda”, refletiu.

O presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, iniciou a sua palestra comentando sobre o cenário internacional, especialmente nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Ele relatou que antes das crises recentes o banco estava preparando para pisar no acelerador e a diretriz continua a mesma até o momento. “A mensagem é: a vida continua normal, vamos ganhar clientes, vamos apoiar. Se a situação piorar, aí nós podemos rever, mas hoje a nossa orientação é continuar acelerando”, afirmou. Sobre a estiagem da região sul, ele destaca que o Banrisul está lidando com uma política unificada. “Nós tivemos diversas conversas com lideranças do agronegócio do Rio Grande do Sul. Eles vieram aflitos conversar conosco dada a nossa crescente participação no financiamento do setor e nós tranquilizamos a todos afirmando que não vamos colocar contra a parede os produtores que precisarem fazer um refinanciamento”, explicou.

Coutinho finalizou a fala de maneira esperançosa e otimista: “No cenário atual, o Banrisul vai agir de forma contra-cíclica, ou seja, se a situação está piorando, nós não vamos contribuir nessa piora, pelo contrário, vamos tentar aliviar. Nós vamos fazer a nossa parte para que o Rio Grande do Sul não sofra.”

A reunião-almoço Tá na Hora tem o patrocínio do BRDE, Rabassa Seguros, Sicredi Zona Sul, Faculdade Anhanguera, Grupo Guanabara, Badesul Desenvolvimento, MeioEste Ambiental, Macro Atacado Treichel, Banrisul seja Vero, Lojas Pompéia, CMPC, Telealarme Brasil e Vetorial. Apoio do Grupo RBS e Aliança Pelotas.

Assine nossa newsletter

Carregando