Notícias

Tá na Hora 21/10/2022 21:50

Inovação na Saúde

Tá na Hora - Semana da Inovação

Por: ACP

 

No dia 20 de outubro, a Associação Comercial de Pelotas promoveu sua reunião-almoço Tá na Hora em comemoração à Semana da Inovação. Com o tema Pelotas inova: Tecnosul Saúde e Biotecnologia - uma oportunidade de desenvolvimento, a entidade recebeu o Presidente da LIFEMED, Franco Pallamolla; o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, Vinicius Farias Campos; e o Diretor Técnico-científico do Pelotas Parque Tecnológico - TECNOSUL, Edgar Antonio Costa Mattarredona, que apresentaram o projeto de expansão do Pelotas Parque Tecnológico, através da criação do HUB de Inovação em Saúde e Biotecnologia, uma parceria entre o Município de Pelotas, Lifemed e as universidades Federal (UFPel) e Católica de Pelotas (UCPel), além do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). 

O evento contou com a presença de mais de 100 convidados e autoridades, que puderam conhecer em detalhes o HUB que reunirá startups, médias e pequenas empresas e potenciais investidores e que conta com investimento de R$ 15 milhões, obtido através de edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com contrapartida da Lifemed, indústria de equipamentos médicos, de R$ 5 milhões. Construído em área da própria Lifemed, o moderno prédio será a sede de  novos negócios dentro da área da saúde.

"Será a mola propulsora para tornar Pelotas e região referência em inovação e pesquisa tecnológica nas áreas de saúde e biotecnologia", disse o superintendente de Inovação da UFPel, Vinícius Campos. As obras devem ficar prontas em prazo de 1, 5 a dois anos e seu início ocorrerá a partir da liberação dos recursos pela Finep, explica Campos. "Precisamos desta estrutura para sermos referência no país", diz, completando que o novo ambiente tecnológico, específico para atender a saúde é tema de estudos há dez anos. 

De acordo com o presidente da Lifemed, Franco Pallamolla, que destacou a importância do Parque Tecnológico como transformador de conhecimento em geração de renda e empregos, sua expansão na área da saúde vem atender à necessidade de crescimento dos negócios do segmento com novos produtos. "Esse é um projeto coletivo", destacou. 

O diretor técnico-científico do Pelotas Parque Tecnológico - Tecnosul, Edgar Mattarredona, afirmou que o Parque Tecnológico quer se tornar, com a expansão, um grande incentivador do desenvolvimento econômico da cidade. “Temos que nos tornar um ecossistema econômico que ajude a potencializar a economia regional. O Parque está aberto para gerar e receber novos negócios. Hoje temos em torno de 60 empreendimentos e queremos mais, queremos mostrar para toda a comunidade, para que sintam orgulho daquilo que é produzido na nossa terra”, reforçou, lembrando que o HUB de Inovação abrirá espaço para o pequeno empreendedor levar sua ideia à frente, seja em questões legais, pesquisas e patentes, capital semente, etc. “É um projeto da coletividade para a cidade”, finalizou. 

A Tá na Hora tem o patrocínio de Café Aquários; Arrozeira Pelotas; Banricard – Benefícios que você confia, Vero – A maquininha que resolve de verdade; Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE; CMPC; Ecosul; Grupo Guanabara; Liberta Investimentos-XP; Life Sleep Confort; Lifemed; Quartier; Rabassa Seguros; Sicoob Vale Sul; Sicredi Interestados RS/ES; Parque Stone Land; Telealarme; TOTVS; Unicred Integração, Macro Atacado Treichel e Vetorial Tecnologia.

 

Assine nossa newsletter

Carregando