Inovação e sustentabilidade em pauta na Tá na Hora ACP
Energias Renováveis foram o tema abordado pelo CEO da BE8
Os avanços e potenciais do Brasil, hoje líder global em transição energética para matrizes limpas, foram o tema da reunião-almoço Tá na Hora da Associação Comercial de Pelotas desta quinta-feira (29).
O convidado, Erasmo Carlos Battistella, fundador e CEO da Be8, uma das principais referências do agronegócio brasileiro, compartilhou sua experiência e projetos futuros com os presentes. Sob sua direção, a empresa se tornou líder nacional na produção de biodiesel, além de ser reconhecida como uma das principais empresas de bioenergia no Brasil, atuando através de um ecossistema circular de inovação e foco em uma produção que garante um futuro com recursos naturais e sustentáveis.
Durante sua palestra, o empresário destacou alguns projetos a caminho, que representam um passo significativo em direção à sustentabilidade e à redução das emissões de gases de efeito estufa. Com o início das operações previsto para 2025, aÔmega Green, será uma biorrefinaria pioneira na produção de biocombustíveis avançados, como o Diesel Verde e o Bioquerosene de Aviação; terá capacidade operacional de 20.000 barris/dia, beneficiará cerca de 20 mil famílias de pequenos agricultores e terá 12,3 mi de ton de CO2 evitadas nos primeiros 5 anos de operação. Já o seu mais recente empreendimento, a construção de uma unidade de produção de etanol em Passo Fundo-RS deve cobrir 23% da demanda por etanol do estado a partir de 2027. Também está prevista para 2025 a implantação de uma
Esmagadora na planta de Marialva, no Paraná.
Atuando no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e no Paraguai, a Be8 conta hoje com 600 colaboradores diretos e busca sempre valorizar a mão de obra local. Hoje, 40% de toda matéria prima utilizada pela empresa vem da agricultura familiar. Com foco em ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), a empresa reforça o seu compromisso com a neutralidade de carbono até 2030. Em 2020, foram 367 mil toneladas de CO2 economizadas por meio de projetos focados na redução de Gases de Efeito Estufa e mais de 55 toneladas de resíduos perigosos tratados.
No encerramento da sua palestra, Battistella reforçou a relevância do setor de bioenergia e biocombustíveis para a matriz energética nacional, enfatizando seus benefícios ambientais, sociais e econômicos. Ele conclamou os presentes a se engajarem nesse movimento e a abraçarem as oportunidades que as energias limpas oferecem, não apenas para o crescimento econômico, mas também para a construção de um futuro sustentável e energeticamente renovável para as próximas gerações.
A Tá na Hora ACP tem o patrocínio de Arrozeira Pelotas; Banrisul; BRDE; CMPC; Ecosul; Farmácias São João, Lifemed; Quartier; Rabassa Seguros; Sicoob Vale Sul; Sicredi Interestados RS/ES; Parque Stone Land; Telealarme; TOTVS; Unimed Pelotas, Macro Atacado Treichel, Vetorial Tecnologia e Wise - BTG.
Fotos: Paulo Rossi