Gerente de Desenvolvimento da Portos RS destaca Investimentos no Estado, durante Tá na Hora
O papel dos portos no desenvolvimento do Estado foi o tema da reunião-almoço de abril
A reunião-almoço Tá na Hora de abril da ACP aconteceu nesta quinta-feira (25). Como convidado participou o gerente de Desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima, que destacou a importância dos portos no desenvolvimento do Estado.
Como empresa pública responsável por organizar, gerenciar e fiscalizar o sistema hidroportuário gaúcho, a Portos RS é responsável pelos portos de Rio Grande, o quinto maior do País, de Pelotas e Porto Alegre, além de 17 terminais de uso privado. São mais de 754 km de vias navegáveis, sendo o maior movimentador de cargas do sul do Brasil, com mais de 58 milhões de toneladas.
Durante sua fala, Estima apresentou a transformação na infraestrutura dos portos no Estado, com a ampliação dos investimentos, o mapa estratégico até 2026 e as oportunidades e perspectivas futuras no Rio Grande do Sul.
No complexo portuário do Porto de Rio Grande, a autoridade portuária realizou obras de requalificação da área pública, como a pavimentação das vias internas, de modernização do Portão 2 e das estruturas físicas, além da dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto. Em cerca de dois anos de atuação como empresa pública na administração dos portos gaúchos, foram investidos R$ 350 milhões em diversas frentes, valor que é superior aos R$ 31 milhões aplicados entre os anos de 2011 a 2021, quando a gestão portuária gaúcha funcionava como uma autarquia.
A Tá na Hora ACP tem o patrocínio das empresas: Arrozeira Pelotas; Banrisul; BRDE; CMPC, Ecosul; Farmácias São João, Lifemed; Bairro Quartier; Rabassa Seguros; Sicoob Vale Sul; Sicredi Interestados RS/ES; Telealarme; TOTVS; Unimed Pelotas, Macroatacado Treichel, Vetorial Internet e Wilson Sons - Unidade de Negócios Tecon Rio Grande.
Durante o evento, também foi realizada a posse simbólica da nova diretoria executiva da Associação Comercial de Pelotas para o Biênio 2024/2025, eleita pelo Conselho Superior da entidade e pela assembleia geral dos associados em 25 de março. O advogado Fabrício Cagol, empossado pelo presidente do Conselho Superior da ACP, Elmar Carlos Hadler, foi reeleito para a sua segunda gestão à frente da entidade e da diretoria, que irá liderar junto aos vice-presidentes Jorge Almeida da Silva (Comércio), Cristiane Schmitz (Indústria), Carolina Gularte (Serviços) e Elisa Gioielli (Agronegócio).