Notícias

Eventos 25/03/2019 20:29

Congresso Mulheres de Negócio Zona Sul reúne mais de 150 participantes

No dia 22 de março de 2019, a Associação Comercial de Pelotas realizou a 1a edição do Congresso Mulheres de Negócio Zona Sul. Promovido no Pelotas Parque Tecnológico, o congresso contou com mais de 150 participantes.

Por: ACP

No dia 22 de março, o auditório do Pelotas Parque Tecnológico foi palco do 1º Congresso Mulheres de Negócio Zona Sul, organizado pela Associação Comercial de Pelotas. Entre os 150 participantes, as mulheres foram quase a totalidade. Elas eram de diversas idades, profissões e cidades. Em comum, elas tinham o desejo de trocar ideias em um bate papo com quatro painelistas inspiradoras que são destaque em seus respectivos campos de atuação profissional: a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas; a Diretora Presidente do BADESUL Desenvolvimento, Jeanette Halmenschlager Lontra; a Presidente da FEDERASUL, Simone Leite; e a Sócia do Grupo Lins Ferrão - Lojas Pompéia e Gang e Diretora de Treinamento e Desenvolvimento da rede de lojas Pompéia, Fernanda Ferrão. 

Ao abrir o evento, a diretora de mulheres empreendedoras da Associação Comercial de Pelotas, Patrícia Guimarães, destacou a importância de debater sobre os desafios da mulher. “O caminho da mulher ao construir uma carreira seja na gestão pública, na iniciativa privada ou através do empreendedorismo não é fácil. Muitas acabam desistindo no meio. Precisamos trocar experiências e mostrar para elas que é possível construir carreiras de sucesso com a mesma garra e mais sensibilidade que os homens”, explicou. 

No primeiro painel da tarde, “Desenvolvimento Econômico Regional”, a Diretora Presidente do BADESUL Desenvolvimento, Jeanette Lontra, esclareceu as mudanças no pensamento sobre o conceito. “Inicialmente, acreditava-se que desenvolvimento significava avanço na economia, com o tempo foi-se ampliando essa ideia com elementos socioeconômicos e, mais recentemente leva-se em consideração questões importantes atualmente como sustentabilidade”, expôs. Sobre o mesmo tema, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, enfatizou a necessidade de um desenvolvimento harmônico tanto na Região Sul quanto em todo o estado. Para ela, alguns elemento são chave: planejamento, logística, união entre agentes, inovação, segurança, educação e saúde. “Como podemos ver, o caminho para o desenvolvimento não é simples, ao contrário, ele é muito amplo”, finalizou. 

A segunda parte do evento, contou com dois painéis: “Cenário Brasil 2019” e “Gestão de pessoas no século XXI”. A Presidente da FEDERASUL, Simone Leite, realizou uma longa fala sobre o contexto econômico e político brasileiro e focou na importância da mulher na economia do país: “Nós temos muitas jornadas diárias, inclusive com uma participação efetiva no mercado de trabalho. Nós precisamos abandonar a culpa e fazer o que nos faz feliz. Não precisamos ser as melhores em tudo, apenas executar bem o que nos propomos a fazer”, aconselhou. A Diretora de Treinamento e Desenvolvimento no Grupo Lins Ferrão, Fernanda Ferrão, acredita que toda empresa precisa de uma base sólida alicerçada em valores para que exista um propósito que gere significado de valor para todos os colaboradores e para a experiência do cliente. “Tenha como base os valores dentro da empresa. Não copie nada que não seja verdadeiro”, alertou.

Assine nossa newsletter

Carregando