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Serviços 07/02/2021 14:46

Como registrar minha marca?

Passo a passo: como registrar uma marca?

Por: ACP

Sua marca é o seu principal patrimônio.  E o Registro de Marca é a única forma de proteger este patrimônio contra cópias ou uso indevido. Ele é realizado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), uma autarquia do governo federal responsável por conceder os certificados de Registro de Marca.  A marca registrada é como a escritura de um imóvel: ela garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional. 

Conversamos com a Bianca Bittencourt, responsável pelo serviço de registro de marcas na Associação Comercial de Pelotas, para entender o processo. 

Confira abaixo as 9 perguntas mais frequentes:

 

  1. Quais documentos e informações são necessários? 
    RG ou CNH com CPF, Contrato Social ou Requerimento de Empresário, enquadramento microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), CNPJ e logomarca.

     
  2. Quais os formatos dos arquivo?
    Documentos em PDF e logomarca em JPG (logo 7x7 + borda 1x1).

     
  3. Como escolher os setores? Posso escolher mais de um, mesmo que sejam diferentes áreas? 
    É necessário definir uma classe, dentro da qual é possível indicar diversas atividades relacionadas. A mesma marca pode estar enquadrada em mais de uma classe, sendo necessário um novo processo para cada classe escolhida. 

     
  4. A verificação de existência é minha responsabilidade ou é feito na hora? 
    O serviço de registro de marca da ACP realiza uma consulta ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), indicando a ausência de marca semelhante, mas não se responsabiliza por eventuais improcedências.

     
  5. Quais são as taxas?
    Para ME, MEI, EPP e pessoa física, R$ 142,00. Para outros portes, a partir de R$355,00. (valores referentes a fevereiro de 2021)

     
  6. Existe alguma restrição?  
    Sim, pessoa física precisa de vínculo com ordem ou conselho da categoria.
     
  7. Qual o prazo? 
    Aproximadamente dois anos.
     
  8. A ACP faz o acompanhamento? 
    Apenas para associados, inclusive quando houver necessidade de recurso ou alteração. 
     
  9. Tem alguma renovação após o registro? 

           Sim, a cada 10 anos.

Deixe que a Associação Comercial de Pelotas te ajude a proteger a sua marca, cuidando de todo o processo de registro de marca junto ao INPI e realizando o acompanhamento mensal de oposição ou exigência para os associados. 

Caso você ainda tenha dúvida, visite a Bianca Bittencourt na sede da ACP, na Sete de Setembro, 274 - 7º andar. Não é necessário agendar horário, o atendimento é realizado por ondem de chegada. Para mais informações, entre em contato através do telefone (53) 3028-1541. 

 

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