Notícias

Serviços 07/02/2021 18:06

Como abrir minha empresa?

Passo a passo: como abrir a empresa junto à junta comercial?

Por: ACP

Conversamos com a Cláudia Decker, responsável pelo serviço de abertura de empresa aqui na Associação Comercial de Pelotas. 

 

  1. Quais documentos e informações são necessários? 
    Para constituir empresa LTDA, são necessárias cópias do RG ou CNH com CPF de todos os sócios e as seguintes informações sobre a empresa: 3 opções de Razão Social e Nome Fantasia, Capital, a porcentagem (%) de cada sócio, e-mail e telefone de contato, área utilizada (m²), horário e dias da semana de funcionamento, Atividade (CNAE) e se a atividade vai ser exercida no local. Também são necessários os seguintes dados pessoais de cada sócio: endereço residencial, profissão de cada sócio, estado civil (se casado a comunhão).
    Para constituir empresa individual ou EIRELI, são necessárias cópia do RG ou CNH com CPF e as seguintes informações: Nome Fantasia, Endereço Comercial, Capital, Profissão, Estado Civil (se casado, a comunhão),e-mail, telefone de contato, área utilizada (m²), horário e dias da semana de funcionamento, Atividade (CNAE) e se a atividade vai ser exercida no local.

     
  2. É preciso agendar horário para o atendimento? 
    Não, o atendimento é realizado por ondem de chegada.

     
  3. Quanto tempo leva o registro?
    Em torno de 10 dias úteis, dependendo do período (por exemplo, a pandemia tem aumentado o tempo).
     
  4. Qual o valor?
    O valor total varia, ficando em torno de R$400,00 (taxa junta + serviço ACP). Sócios da Associação Comercial de Pelotas têm 50% de desconto no serviço.
     
  5. É feito antes ou depois no CNPJ?
    É integrado, o CNPJ é constituído automaticamente à abertura da empresa junto à junta comercial.
     
  6. Existe alguma restrição?
    O empresário individual não pode ter mais de uma empresa e o Microempreendedor Individual (MEI) não pode ter simultaneamente uma empresa.
     
  7. É preciso renovar o registro?
    Sim, a cada 10 anos.
     
  8. Quando é preciso fazer alterações?
    Sempre que alguma das informações constantes do Contrato Social ou Requerimento de Empresário seja alterada (Ex: endereço, telefone, sociedade, etc.)
              Caso você ainda tenha dúvida, visite a Cláudia Decker na sede da ACP, na Sete de Setembro, 274. 7º andar. Não é necessário agendar horário, o atendimento é realizado por ondem de chegada.

 

Assine nossa newsletter

Carregando