ACP apresenta Homenageados do Ano
A cerimônia de entrega dos títulos será realizada em jantar festivo, realizado em conjunto com a CDL Pelotas, no dia 5 de setembro
Nesta quinta-feira, 15 de agosto, em reunião no Palácio do Comércio, a Associação Comercial de Pelotas apresentou os empresários e a entidade eleitos pela Diretoria da entidade para receberem os troféus de 2024 nas categorias:
Comerciante do Ano - Livraria Vanguarda - Elisabete Lovatel e Gelson Lovatel
Mérito em Serviços - Kopereck Turismo, representada pelos irmãos Flávio e Daniel Kopereck
Instituição Amiga de Pelotas - Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá, representado pela fundadora Maria Eulalie Fernandes
Ao iniciar a apresentação, o presidente da Associação Comercial de Pelotas, Fabrício Cagol, enfatizou a importância dessas homenagens no contexto do aniversário de 151 anos da Associação, destacando o compromisso dos homenageados com Pelotas. Cagol mencionou o processo de seleção, realizado por votação digital e destacou os escolhidos nas diferentes categorias: o prêmio Mérito em Serviços para a Kopereck Turismo, ressaltando a história de 57 anos da empresa, que passou de pai para filhos, com cinco irmãos trabalhando juntos. Sobre Gelson e Elisabete Lovatel, da Livraria Vanguarda, mencionou o marco significativo dos 25 anos de existência da livraria elevando o cenário cultural pelotense e o impacto nacional que ela tem alcançado. Por fim, apresentou o Banco de Alimentos Madre Teresa de Calcutá, eleito Instituição Amiga de Pelotas, reconhecendo o importante trabalho social realizado ao longo de 21 anos, ajudando diariamente os mais necessitados na cidade. Cagol enfatizou que premiar esses indivíduos e entidades é uma forma de agradecer e valorizar todo o trabalho que desempenham em prol da comunidade.
A escolha dos Homenageados é realizada através de votação on-line pelos membros da Diretoria da ACP Gestão 2024-2026, que defendem suas indicações e justificam seus votos. Em um primeiro momento, cada um dos 25 membros da diretoria indicou um nome para cada distinção. Os três nomes mais votados de cada categoria foram para uma segunda votação e escolha final. A decisão se baseia no caráter empreendedor e participativo no comércio e no comprometimento com o desenvolvimento da cidade e região.
Comerciante do Ano - Com 25 anos completados recentemente, a Livraria Vanguarda surgiu do potencial literário encontrado na cidade pelo casal Elisabete Lovatel e Gelson Lovatel, e cresceu a partir de dois pilares: organização e inovação, especialmente no mercado competitivo de livros. A empresa conta hoje com 60 funcionários, quatro lojas físicas e um e-commerce. “Dar muita atenção ao cliente, escutar as pessoas é fundamental. disse Elisabete, que vê na escolha do título a valorização da dedicação à Pelotas. “Estar próximo dos clientes, escutar deles que foram bem atendidos na loja, que encontraram o que procuravam, que deixaram de comprar na internet para prestigiar uma loja da região, é o que nos move”, completou.
Mérito em Serviços - Juntos, os irmãos Daniel e Flávio Kopereck lembraram na apresentação o começo da empresa pelo avô na década de 1950, quando ele transformou um caminhão em ônibus, iniciando uma trajetória familiar no setor de transportes. Gerida por cinco irmãos, em setores distintos: urbano, organização de viagens e rodoviário, a Kopereck Turismo se destaca pelo compromisso com a segurança e atendimento. Para os irmãos, a empresa que hoje conta com 150 funcionários no rodoviário e cerca de 600 no urbano, completou 57 anos de história formal pela dedicação e responsabilidade com que atua. “É uma grande responsabilidade que a gente tem ao levar as pessoas. Nossos funcionários passam por uma escolha criteriosa, nossa manutenção também. Sempre com o compromisso com um bom atendimento e ambiente de trabalho, com funcionários que possuem 25 anos de casa”, lembrou Flávio. “Mas transportar pessoas, isso é o que sabemos fazer. A gente faz o que gosta”, finalizou.
Instituição Amiga de Pelotas - A Presidente do Banco Madre Tereza de Calcutá, Maria Eulalie Fernandes, destacou o trabalho que é feito há 21 anos e que surgiu da necessidade urgente de combater a fome na cidade e como ele foi se desdobrando ao longo dos anos para atender as diferentes necessidades da população necessitada de Pelotas. “Nós somos instrumento do milagre”, disse Maria Eulalie, ressaltando a importância do voluntariado desenvolvido pelo Banco. Hoje, são atendidas mais de 1.200 famílias, com uma arrecadação de 18 toneladas de alimentos. Com o apoio de voluntários dedicados, o banco distribui alimentos, roupas, remédios e material escolar para milhares de pessoas necessitadas e conta ainda com um banco de empregos, com cursos disponíveis e um novo projeto de saúde que irá inaugurar em breve.
Darlan Pereira do Amaral Brito, que participou da fundação há 21 anos, relembra o desafio de reduzir a fome em Pelotas. “O bispo Dom Jaime nos pediu que acabasse com a fome em Pelotas em 10 anos, meta ousada, mas nós conseguimos amenizar a fome de muitas famílias, com trabalho dedicado noite e dia e que nos enche de orgulho. Estou com 83 anos, mas o entusiasmo continua o mesmo”, pontou Darlan. Gilnei Brauner, também voluntário no Banco, ressaltou a força do voluntariado, onde aqueles que chegam para ajudar, ficam por muito tempo e sempre com um sorriso no rosto, devido ao amor pelo trabalho. Com muito comprometimento, a equipe trabalha diariamente para amenizar a fome e a miséria na cidade, sempre contando com a graça de Deus e o apoio da comunidade.
A cerimônia oficial de entrega dos títulos será realizada em jantar festivo, realizado em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), no Clube Brilhante, no dia 5 de setembro de 2024. 🎟 Os convites podem ser adquiridos no site https://bit.ly/HOMENAGEADOS2024